A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) intensifica, a partir desta segunda-feira (4/12), a cobertura vacinal contra a Covid-19 no Estado, tendo em vista o atual cenário epidemiológico da doença. O objetivo é ampliar a vacinação em todo o território cearense, com forte mobilização em todos os municípios para reforçarem a imunização.
“Contamos com a participação da população cearense, porque a vacinação ainda é a melhor forma de proteger as pessoas contra a doença. Os pais também podem aproveitar a oportunidade para atualizar o calendário vacinal dos filhos com outros imunizantes disponíveis. Vacinas são seguras e salvam vidas”, frisou a titular da Sesa, Tânia Mara Coelho.
O secretário executivo de Vigilância em Saúde da Sesa, Antonio Silva Lima Neto, destacou a importância de melhorar a cobertura vacinal no Estado, sobretudo entre crianças com idade de 6 meses a 4 anos. “Nessa faixa etária, só 32% tomaram a primeira dose. Isso quer dizer que quase 70% das crianças não receberam nenhuma dose contra a Covid-19. Precisamos pedir o apoio da sociedade para protegê-las e combater a desinformação sobre as vacinas”, explica.
Com relação à vacina bivalente, o índice de cobertura na população em geral é de 17,1% no Ceará. “A atualização vacinal, especialmente com a bivalente, não protege as pessoas somente contra o vírus original da covid-19. A bivalente é capaz de produzir anticorpos contra a Ômicron e novas subvariantes decorrentes dela”, aponta Antonio Lima Neto.