Sâmia Farias tomou posse nesta segunda-feira (4/12), como defensora pública geral do Estado do Ceará. Ela é a sétima mulher a comandar o órgão, a quinta consecutiva. O mandato da nova defensora pública geral vai até dezembro de 2025. Sâmia substitui a defensora Elizabeth Chagas.
A defensora pública foi a mais votada em outubro na eleição do órgão, com o voto de 69% dos seus membros. Depois ela foi a escolhida em uma lista tríplice pelo governador Elmano de Freitas (PT) e referendada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).
“Assumo esse posto com muita responsabilidade e com o compromisso (…) com todo cidadão e cidadã cearense para que a defensoria preste o serviço mais eficiente e que ela chegue em todo o estado do Ceará”, explicou Sâmia.
Para ela, um dos objetivos da sua gestão é “pintar o Ceará de verde”. “Hoje a gente só está em 50% dos municípios. A gente sabe dos objetivos e temos que ultrapassar nesses próximos dois anos, mas a meta é que cada população que precise, a população mais vulnerabilizada do nosso estado precisando do serviço da Defensoria Pública, ela tenha acesso ao defensor”, apontou.
E seguiu: “A gente tem uma articulação constante, principalmente com a sociedade civil, para que a gente preste o melhor serviço da forma que a população realmente necessita”.