30% dos brasileiros são petistas e 25% bolsonaristas, números semelhantes aos registrados na época das eleições de 2022

Apesar do apaziguamento relativo do clima político nas relações entre os poderes, a polarização política que se instalou na sociedade permanece praticamente a mesma. Pesquisa divulgada nesta terça-feira (19/12) pelo Datafolha, mostra que o índice daqueles que se dizem petistas convictos é de 30%, enquanto os bolsonaristas da mesma continuam sendo 25%.

Em dezembro de 2022, quando fez essa pesquisa pela primeira vez, o instituto encontrou 32% de petistas, número similar ao atual devido à margem de erro de dois pontos percentuais, e os mesmos 25% de aderentes a Jair Bolsonaro (PL).

Durante 2023, o Datafolha repetiu o levantamento em outras três ocasiões antes da atual, feita com 2.004 pessoas no dia 5 deste mês. Em todas, a flutuação do cenário foi mínima, dentro da margem de erro.

E não só nos extremos. O questionário visa a apurar como o eleitor brasileiro se define, numa escala de 1 (bolsonaristas) a 5 (petista). Nos níveis intermediários, tudo igual: 10% se dizem mais simpáticos ao PT do presidente, ante 9% há um ano. Já aqueles que se veem mais próximos do ex-presidente são os mesmos 7%.

Já o centro, essa quimera que iludiu uma fila de candidatos para ser a terceira via na política nacional nos últimos anos, é assumido como designação pelos 21% que afirmam serem neutros — 20% há um ano. Aqueles que rejeitam todas as posições também seguem nos 5% de 2022, depois de um pequeno soluço que sugeria aumento (8%) na medição de junho.

Fonte: A Postagem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *