Vendas de Natal serão maiores em 2023, mas nem tanto

As vendas no Natal devem crescer neste ano, mas com cautela. Os consumidores vão ter menos dinheiro disponível para gastar com presentes por causa da alta no preço dos alimentos neste Natal e os juros altos também devem impactar as vendas, dizem especialistas. O Natal deve movimentar R$ 74,6 bilhões na economia estimam a CNDL e o SPC. Os consumidores pretendem comprar quatro presentes no Natal, em média, e o valor médio será de R$ 138.

A CNDL afirma que as expectativas são boas para o comércio. A realidade é que o varejo busca vender o que é sustentável, e as promoções não serão tantas nesse período. O que deve limitar o consumo é o preço dos alimentos.

Com aumento dos preços, o consumidor tem menos dinheiro disponível para gastar com as festas de final de ano. Especialistas apontam que apesar de os alimentos estarem mais caros, os preços subiram menos em comparação a igual período do ano passado e as lojas devem vender mais comida do que presentes.

Quer um exemplo? O setor de vestuário teve um desempenho ao longo de 2023 abaixo do que o registrado em outros anos, puxado pelos preços e pela concorrência com sites internacionais que vendem peças com preços muito mais baixos. Os bens duráveis estão mais baratos neste Natal, mas os consumidores devem comprar mais alimentos. A cautela do varejo é motivada pelos juros altos e a inflação ainda pressionando o poder de compra dos brasileiros.

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