HRN participa de projeto nacional para reabilitação de pacientes com insuficiência respiratória grave

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, passa a integrar o Projeto Rehab-VM Brasil. A iniciativa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein e o Hospital Moinhos de Vento, tem como objetivo reabilitar pacientes com insuficiência respiratória grave. Serão contemplados 20 hospitais em todo o País.

O Rehab-VM Brasil pretende acompanhar e reabilitar cerca de 2.500 pacientes em um período de 2 anos. Entre os critérios de elegibilidade de pacientes para participar do projeto estão ter mais de 18 anos, ter tido um quadro de insuficiência respiratória grave e ter estado em ventilação mecânica por mais de 12 horas. A seleção das 20 unidades que abrigarão o projeto foi feita de acordo com uma lista nacional de hospitais que mais notificam pessoas com SARG (Síndrome de Angústia Respiratória Grave) e com necessidade de ventilação mecânica no sistema do SUS.

As equipes multiprofissionais dos hospitais de referência acompanharão os pacientes das unidades selecionadas de forma remota por meio de telemedicina desde o período de internamento em UTIs e enfermarias até 90 dias após a alta. As avaliações ou consultas por meio de um aplicativo de celular serão realizadas por nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *