Prognóstico indica maior probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará

O prognóstico climático para o trimestre fevereiro, março e abril indica que o Ceará tem 45% de chances de chuvas abaixo da média, 40% de probabilidade para a categoria em torno da normalidade e 15% para acima dela.

Os resultados foram apresentados na manhã desta sexta-feira (19), no Palácio da Abolição, pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero, além de secretários de Governo.

Os estudos mostraram ainda a tendência de uma estação chuvosa mais curta este ano, isto é, com os principais acumulados de chuva entre os meses de fevereiro e março.

O mais preocupante do cenário atual, é exatamente o que o sistema de previsão está indicando para o fim do período chuvoso. Uma estação chuvosa mais curta. Um mês de abril já com chuvas comprometidas e um mês de março já com desvios negativos”, pontuou o presidente da Funceme.

Este cenário se dá, principalmente, pelas condições do oceano Pacífico Equatorial Central, que apresenta aquecimento acima da normalidade, caracterizando o fenômeno El Niño.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *