TJCE amplia número de mulheres no pleno; Sobralense Cleide Alves de Aguiar é eleita como nova desembargadora

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) elegeu ontem a juíza Cleide Alves de Aguiar como nova desembargadora. Antes no comando da 3ª Câmara de Direito Privado, a magistrada, que vai ocupar a vaga deixada com a aposentadoria de Maria Vilauba Fausto Lopes, torna-se assim a 20ª mulher a compor o pleno do TJCE.

Nos últimos anos, a corte vem ampliando a representatividade feminina em seu corpo de julgadores. Atualmente, as mulheres são 40% do total de assentos.

Apenas em 2022, cinco juízas foram escolhidas como desembargadoras – quatro delas por mérito e uma por antiguidade. A nomeação da nova integrante deve ser assinada pelo governador Elmano de Freitas (PT) nos próximos dias

Natural do município de Sobral, Cleide Alves Aguiar iniciou a carreira como juíza em novembro de 1987, aos 27 anos, na comarca de Guaraciaba do Norte. Também trabalhou nas comarcas de Mauriti, Viçosa do Ceará e Canindé, sendo promovida para Fortaleza em 1998. Na Capital, além da 1ª Vara de Sucessões, atuou na 4ª Vara da Infância e Juventude. Ainda foi juíza eleitoral, tendo ocupado a titularidade da 115ª Zona do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) no biênio 2013/2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *