Sobral promove a 17ª Festa Anual das Árvores com foco no Combate aos Incêndios Florestais e Fortalecimento da Arborização Urbana

A Prefeitura de Sobral, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), da Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), com os demais parceiros, realizará a 17ª edição da Festa Anual das Árvores, nos dias 20, 21, 22 e 27 de março. O tema deste ano é o “Combate aos Incêndios Florestais”.

A programação do evento apresenta uma variedade de atividades, incluindo o plantio de árvores, palestras, exposições e mostras, visitas guiadas ao jardim sensorial, além de rodas de conversa e mesas de discussões.

Esta iniciativa é realizada em parceria com instituições, com ações voltadas para fortalecer o Plano de Arborização Urbana de Sobral (PAS), promovendo, assim, a sinergia entre a Festa Anual das Árvores e a implementação da Política Ambiental.

Os incêndios florestais representam uma ameaça significativa ao meio ambiente e à segurança humana, especialmente em períodos de seca. Nesse contexto, a Prefeitura de Sobral se compromete com a sustentabilidade e com a resiliência climática, ao adotar medidas globais e ao elaborar o primeiro Inventário das Emissões de Gases de Efeito Estufa. Estas ações visam desenvolver políticas climáticas, como o Plano de Ação Climática.

Destaca-se ainda a importância da arborização urbana para a melhoria da qualidade de vida da população. A Festa Anual das Árvores, instituída por decreto em 1965, desempenha um papel fundamental na conscientização sobre a conservação florestal e no reconhecimento da importância das árvores para o equilíbrio ambiental e para o bem-estar humano.

PROGRAMAÇÃO

DIA 20 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)

  • 9h às 11h – Plantio de Árvores
  • Local: Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Av. Padre Francisco Sadoc de Araújo, 850 – Alto da Brasília)
  • Público: estudantes de Biologia – Campus Betânia (UVA e IFCE)
  • 14h às 17h – Roda de Conversa – Incêndios Florestais: Tipos, Causas e Consequências+ doação de Mudas
  • Local: Escola Raul Monte (Rua Antônio Bolívar de Vasconcelos, 115 – Coração de Jesus)
  • Público: estudantes das escolas de ensino básico

DIA 21 DE MARÇO (QUINTA-FEIRA)

  • 8h30 às 9h30 | Palestra Magna: Incêndios florestais e mudanças climáticas
  • 9h30 às 11h | Palestra: Incêndios florestais: tipos, causas e combate
  • Local: Auditório Central da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Av. Padre Francisco Sadoc de Araújo, 850 – Alto da Brasília)
  • Público: estudantes dos cursos de Biologia, Geografia, Zootecnia e Pedagogia da UVA, IFCE; alunos da EEMTI Dom José Tupinambá da Frota; e Sindicato Rural.
  • 8h às 11h | Exposição e Mostra: Se tem fumaça, tem fogo! e Projeto Pensando Verde
  • Local: Auditório Central da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (Av. Padre Francisco Sadoc de Araújo, 850 – Alto da Brasília)
  • 10h às 11h | Visita guiada ao jardim sensorial da AMA
  • Local: Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) – (Av. Cel. José Euclides Ferreira Gomes, 341 – Campo dos Velhos)
  • Público: professores da Secretaria de Educação de Ubajara
  • 18h30 às 21h | Mesa de Discussão – Mudanças Climáticas: desafios e perspectivas no contexto de Sobral
  • Local: Auditório do IFCE Campus Sobral (Av. Dr. Guarany, 317 – Centro)
  • Público: professores e acadêmicos das instituições superiores

DIA 22 DE MARÇO (SEXTA-FEIRA)

  • 7h30 às 10h | Dia de Mudar: Plantio de árvores e palestra sobre a gestão de recursos hídricos no Ceará: resiliência e proatividade no contexto das mudanças climáticas.
  • Local: Auditório do IFCE Campus Sobral (Av. Dr. Guarany, 317 – Centro)
  • Público: Professores e acadêmicos das instituições de ensino e população em geral.
  • Inscrição: http://linktr.ee/ifcesobraloficial

DIA 27 DE MARÇO (QUARTA-FEIRA)

  • 7h30 às 10h30h | Plantio de Árvores Frutíferas no Residencial Caiçara
  • Local: bairro Caiçara
  • Público: Agente Jovem Ambiental (AJA)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *