O Ceará compõe a delegação brasileira presente na 68ª Sessão da Comissão Sobre a Situação da Mulher. O encontro é coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e reúne lideranças mundiais, entidades não governamentais, empresas e ativistas de todo o mundo na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, para debater temas como direitos humanos da população feminina, equidade de gênero e empoderamento. A vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, e a secretária-executiva de Planejamento e Gestão da secretaria das Mulheres, Glória Matos, participam do encontro.
O evento, que é realizado anualmente no mês de março, em 2024 tem como tema “Acelerar a conquista de igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, enfrentando a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com a perspectiva de gênero”.
A vice-governadora do Ceará e secretária da Mulher, Jade Romero, falou da importância do debate dos temas propostos para o encontro na ONU. “Esse é o segundo maior evento da ONU no mundo, temos mulheres de vários países fazendo as negociações diplomáticas, trazendo essa perspectiva dos mais diversos pontos do mundo sobre a política de mulher. É um momento proveitoso de muito debate e tenho certeza que vamos construir pontes entre nossos estados. Afinal de contas, como muito está sendo falado aqui, as mulheres são mais impactadas pela pobreza, pelas mudanças climáticas e o nosso grande desafio é poder unir forças e acelerar para que a gente possa conquistar no mundo todo a equidade de gênero e superar os desafios sociais”, pontuou Jade Romero.
A delegação brasileira é coordenada pelo Ministério da Mulher, e inclui a socióloga e primeira-dama Janja Lula da Silva e a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, além de secretarias estaduais das mulheres.