Os servidores públicos estaduais do Estado terão reajuste salarial de 5,62% neste ano, decidiu, nesta quarta-feira (20/3), o governador Elmano de Freitas. O percentual fica 1 ponto percentual acima da inflação, que foi de 4,62% no ano passado. Portanto, os 133 mil servidores do Estado entre ativos, aposentados e pensionistas, terão ganho real. O aumento, entretanto, começa a ser pago na folha salarial de julho.
O percentual foi definido pelo governador Elmano após reunião com representantes da categoria. A proposta inicial, apresentada pela Secretaria de Planejamento do Estado, havia sido de reposição apenas do percentual da inflação.
“Esse reajuste, com ganho real, vai repercutir em mais de R$ 384 milhões na folha do Estado deste ano. Isso mostra o esforço que o Governo do Ceará tem feito pela valorização do funcionalismo público estadual. Mas valorizar os servidores não é gasto, é investimento. Um justo reconhecimento a tantos homens e mulheres que se dedicam dia e noite para servir a nossa população”, citou o governador do Ceará.
O aumento não será de 5,6%, pois só começa a ser pago no meio do ano. Ele será, de fato, metade disso, 2,7%. 2 pontos abaixo da inflação.
Elmano apenas repetindo alguns estratégias do Camilo para desvalorizar o servidor.