Sítios Arqueológicos da Pedra de Andorinha serão contemplados no edital do Novo PAC Seleções

No escopo de atuação do Novo PAC Seleções está a aplicação de projetos de recuperação de espaços culturais. Sobral foi contemplada com o projeto de estruturação dos Sítios Arqueológicos da Pedra de Andorinha. O espaço é gerido pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).

Segundo Úrsula Nóbrega, superintendente da AMA, os Sítios Arqueológicos da Pedra da Andorinha enfrentam “desafios significativos”, como a dificuldade de acesso devido à irregularidade do terreno, que é situado em uma área íngreme, e os impactos da erosão e do deslocamento de rochas, que ameaçam a integridade das pinturas rupestres.

Assim, de acordo com a superintendente, um projeto de estruturação precisa contemplar tanto um percurso seguro para os visitantes quanto a conservação adequada das pinturas – ela ressalta que as pinturas são “registros sensíveis não apenas às condições climáticas, mas também ao contato humano”.

Depois da entrega do projeto, os próximos passos incluem a busca por recursos para a execução. Após serem captados, serão iniciadas as obras e intervenções previstas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *