33 câmaras municipais assinam convênio com a Unipace para a instalação de Escolas Legislativas

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) realizou, nesta terça-feira (30/4), em Sobral, o III Encontro Regional das Escolas Legislativas. Durante a solenidades, 33 câmaras municipais assinaram acordo de cooperação técnica com a Unipace para a criação de Escolas Legislativas. São elas: Sobral, Acaraú, Amontada, Barroquinha, Bela Cruz, Cariré, Carnaubal, Chaval, Croatá, Cruz, Forquilha, Frecheirinha, Granja, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ipueiras, Irauçuba, Itapajé, Itarema, Massapê, Meruoca, Miraíma, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Varjota.

A presidente da Unipace, deputada estadual Gabriella Aguiar, destaca que ampliação da Escola tem ganhado força, seja pelo reconhecimento crescente do papel educativo do Parlamento, seja se somando às demais funções inerentes do Poder. “São imensas as possibilidades que se abrem para a educação legislativa contribuindo para a formação das competências e para a valorização das capacidades dos servidores e assessores do Legislativo, e a sociedade em geral. A Unipace, nesse contexto, é uma ferramenta fundamental por oferecer programas educacionais que promovem o conhecimento sobre os processos legislativos, os direitos e deveres dos cidadãos, e incentivam o engajamento cívico e social não apenas do Poder Legislativo mas de toda a sociedade”, explicou a deputada Gabriella.

A Unipace é órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e foi instituída por meio da Resolução nº 555, de 10 de julho de 2007, sendo posteriormente atualizado por meio da Resolução Nº698/2019, e preconiza entre suas atribuições: “[…] promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos membros e servidores da Assembleia Legislativa, bem como das entidades públicas do Estado e dos Municípios, compreendendo, em especial, programas de aperfeiçoamento profissional, formação, capacitação e especialização nas suas áreas afins.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *