Professores de instituições de ensino superior mantidas pelo Estado do Ceará realizam, entre quinta (2/5) e a próxima segunda-feira (6/5), assembleias que podem encerrar o movimento grevista das universidades no Estado. Com atividades paralisadas desde o início de abril, docentes das Universidades Estadual do Ceará (Uece), Regional do Cariri (Urca) e do Vale do Acaraú (UVA) irão avaliar nova proposta apresentada pelo governo Elmano de Freitas (PT) na última terça-feira (30/4), em reunião intermediada por sindicatos e deputados estaduais Guilherme Sampaio (PT) e Missias do MST (PT). A nova proposta ocorre após semanas de forte tensionamento entre governo e professores, com direito inclusive a ações da Procuradoria Geral do Estado (PGE) contra sindicatos e até mirando dirigentes de entidades na Justiça.
Proposta da gestão inclui reajuste e mudança na progressão da carreira, convocação de 44 professores do último concurso da Uece e o pagamento em dezembro de um abono especial que vai de R$ 2,9 mil a R$ 8,1 mil.
A assembleia de docentes da Uece está marcada para quinta-feira às 13h. Já professores da Urca irão se reunir na sexta. Por fim, sindicato da UVA terá reunião para análise da proposta na próxima segunda-feira.
Por Carlos Mazza, n’O Povo