Nordeste tem três universidades entre as melhores do mundo; UFC é uma delas

O Nordeste está em evidência no cenário internacional da educação superior. De acordo com a avaliação do Center for World University Rankings (CWUR), três universidades da região estão entre as mil melhores do mundo. Essa análise é feita com base em sete indicadores. Ao mesmo tempo, abrange desde o sucesso acadêmico dos ex-alunos até a qualidade do corpo docente e da pesquisa realizada pelas instituições.

Entre as mil melhores do mundo, destacam-se a Universidade Federal de Pernambuco, posicionada em 884º lugar, seguida pela Universidade Federal do Ceará, na posição 947º, e pela Universidade Federal da Bahia, ocupando o 998º lugar. Essa conquista reforça o compromisso e a excelência acadêmica das instituições de ensino superior da região.

Posicionamento Nacional

No contexto nacional, a Universidade de Campinas (UNICAMP) se destaca como a melhor colocada do país, ocupando a posição 370 no ranking mundial. Logo após, vem a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na posição 401, e a Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), fechando o pódio nacional na posição 437.

A elaboração do ranking é com base em sete indicadores sólidos e orientados por resultados. O agrupamento dos quesito ocorre em quatro pilares principais: educação (que avalia o sucesso acadêmico dos ex-alunos, considerando o tamanho da instituição), empregabilidade (também relacionada ao tamanho da universidade), corpo docente e pesquisa.

Em resumo, Center for World University Rankings (CWUR) desde 2012 tem um papel fundamental na área de ensino superior. Ele fornece consultoria e divulga este ranking de universidades. Dessa forma, é possível perceber a relevância do ensino superior do Nordeste. Contudo, ainda reflete a disparidade que existe entre as regiões e como as universidades nordestinas ainda precisam avançar com relação ao Sul e Sudeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *