A maioria das dívidas dos cearenses (60,6%) têm como principal credor o setor bancário. Em seguida, aparecem os setores de água e luz (16,9%) e o comércio (8,8%).
Mesmo nesse cenário, as dívidas dos cearenses estão caindo, o que faz com que o crédito seja retomado. Prova disso é que mais de 70% dos consumidores negativados no Ceará conseguiram recuperar o crédito, saindo das listas de inadimplentes, em um prazo de até 90 dias. Foi o que apontou dado do Indicador de Recuperação de Crédito, divulgados pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE) e SPC presente na última edição do Radar do Varejo Cearense, relacionado ao mês de abril.
De acordo com a estatística do levantamento, o prazo médio para a recuperação de crédito no Estado é de 8,2 meses. Em relação às consultas aos CPFs, os dados mostraram que houve uma diminuição no ritmo desse procedimento ao longo dos últimos meses. No acumulado de 12 meses, encerrados em abril de 2024, o indicador registrou recuo depois de uma longa sequência de altas. A queda foi de 1,8%.
Do total de CPFs consultados, 12,1% estavam negativados no momento da consulta. A faixa etária com o maior percentual de pessoas consultadas é a de pessoas com idades entre 30 e 39 anos.