Santa Casa de Sobral lança canal de ouvidoria digital e amplia atendimento à população

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral lançou no mês de maio a ouvidoria digital, ampliando significativamente o atendimento à população e fortalecendo a transparência e a eficácia na resolução de demandas. Esse novo recurso permite que pacientes e colaboradores enviem elogios, sugestões, reclamações e denúncias de forma prática e acessível diretamente pelo site da instituição. Anteriormente, a ouvidoria do hospital recebia manifestações apenas por telefone, e-mail e atendimento presencial. Com esse canal digital, a instituição visa facilitar o acesso à ouvidoria, especialmente para aqueles que não podem se deslocar até o local.

A criação da ouvidoria digital está contemplada no planejamento estratégico da Santa Casa, que tem como um dos objetivos a criação de uma política de comunicação institucional, na qual uma das ações visa aprimorar os mecanismos de recebimento de manifestações éticas e denúncias de qualquer parte interessada. O desenvolvimento do canal foi realizado pelo serviço de tecnologia de informação da própria instituição, demonstrando um compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços prestados.

Entre janeiro e dezembro de 2023, a ouvidoria da Santa Casa de Sobral recebeu um total de 365 manifestações, que incluíam elogios, solicitações, pedidos de informação e sugestões diversas. Destas, 71% foram realizadas de forma presencial, evidenciando a necessidade de alternativas mais acessíveis para o público. “Com a implementação do canal digital, espera-se um aumento na participação da comunidade e maior comodidade para aqueles que desejam contribuir com suas opiniões e feedbacks sem a necessidade de comparecer fisicamente à instituição”, ressaltou a auxiliar de ouvidoria do hospital, Edionara Carvalho.

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