XIX Festival Música da Ibiapaba inscreve para oficinas

Há quase duas décadas, nas férias escolares de julho, centenas de jovens estudantes de música, entre alunos da rede pública estadual, professores de música e instrumentistas, se encontram em Viçosa do Ceará, cidade serrana localizada a cerca de 140 km de Sobral, para uma semana de música em escolas, teatro, ruas e praças. É lá que, desde 2004, acontece o ‘Mi – Festival Música na Ibiapaba’, evento estruturante da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), reconhecido como um dos maiores encontros de formação musical do Brasil.

Para a 19ª edição, que acontecerá de 20 a 27 de julho deste ano, as inscrições estão abertas até 12 de junho no Mapa Cultural do Ceará.

O processo seletivo conta com 700 vagas para 68 atividades formativas, sendo 67 em Viçosa do Ceará, entre oficinas e práticas de grupo. Nos dias 18 e 19, vésperas da programação na cidade serrana, o Festival Mi estará no Sertão Central, com uma oficina na Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim.

Entre as oficinas principais, por categoria, boa parte é de instrumento musical: Cordas Dedilhadas (violão, guitarra elétrica e contrabaixo elétrico), Teclas (piano popular e sanfona), Percussão (popular e para banda e orquestra), Sopros/madeiras (flauta-doce, flauta transversal, clarinete e saxofone), Sopros/metais (trompete, trompa, trombone e eufônio/tuba) e Cordas Friccionadas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico nos níveis iniciante e avançado).

Também estão entre as atividades formativas principais do Mi as oficinas de elaboração de projetos e prestação de contas, oficinas de criação musical, direito autoral e arranjo musical, além de oficina de manutenção de instrumentos de sopro e vivência com os Mestres e Mestras da Cultural Popular.

As práticas de grupos são: camerata de violões, grupos de flautas, de choro, big band, orquestra de cordas, orquestra sinfônica, grupo regional, pop rock, banda, grupo de MPB e coral. Entre as oficinas optativas, os participantes poderão escolher atividades como: A música e o cinema na sala de aula, Educação musical – conectando diferentes linguagens, Psicomotricidade aplicada ao aprendizado musical e a oficina de Percussão Corporal.

A seleção e avaliação dos classificados será feita pela Coordenação Pedagógica do Festival Mi e a lista final dos participantes deverá ser anunciada no dia 9 de julho.

Inscrições gratuitas no Mapa Cultural do Ceará AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *