Na Festa da Transfiguração do Senhor, ocorrida na terça-feira (6/8), o Regional Nordeste 2 da CNBB celebrou a posse do 12º bispo da Diocese de Garanhuns (PE), dom Agnaldo Temóteo. O momento histórico foi conduzido pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e acompanhado por clérigos, religiosos, religiosas, leigos e leigas da Igreja pernambucana e do Ceará, terra natal do novo pastor.
O Rito de Posse aconteceu na Catedral Santo Antônio. Em seguida, foi celebrada a Santa Missa campal na Esplanada Cultural Mestre Dominguinhos. Autoridades civis e representações do Governo do Estado e dos 26 municípios que formam a Diocese de Garanhuns também participaram da solenidade.
Em suas primeiras palavras como bispo empossado da Diocese de Garanhuns, dom Agnaldo expressou alegria por iniciar a nova missão nesta Igreja que agora passa ser a sua “nova casa e a nova família”. “Faço com o coração de pai e com grande afeto fraterno, certo de que aqui estarei entre filhos, irmãos e amigos com quem quero conviver e trabalhar arduamente para a edificação do Reino de Deus”, afirmou.
Dom Agnaldo apontou que seu pastoreio será ao lado de cada ovelha para compartilhar bem de perto as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias de cada lar, de cada comunidade. “Queremos continuar sendo uma Igreja que escuta, acolhe e guarda e se esforça para viver a Palavra, escutando e fazendo o que Ele nos diz para respondermos à vocação para a qual Ele nos chama e correspondermos à missão que Ele nos envia”, declarou o bispo.