O governador Elmano de Freitas anunciou, na manhã desta terça-feira (20/8), que o Governo do Estado prepara o lançamento de um programa por meio do qual será possível rastrear, recolher e devolver motos roubadas e furtadas no Ceará aos devidos proprietários. A informação foi divulgada durante entrevista ao programa Balanço Geral Manhã, da TV Cidade Fortaleza.
“Vamos dar ao cidadão o direito de ter o equipamento na sua moto, que quando o sujeito levar a moto dele, a polícia saberá onde está a moto a cada segundo e, com isso, fazer a polícia correr atrás da moto para tomar essa moto de volta e devolver ao cidadão”, disse ele, na ocasião.
“É uma tecnologia que vamos implementar no estado e vamos iniciar pela Região Metropolitana [de Fortaleza], mas vamos fazer isso para todo o Ceará. E meu sonho é fazer com que todas as motos do Ceará tenham direito. O cidadão, se a moto dele for roubada, comunicar imediatamente à polícia e a polícia achar e pegar a moto dele de volta e devolver a moto pra ele”, explicou ainda o governador.
ÁREAS CRÍTICAS
Elmano, durante a entrevista, também comunicou que a gestão vai implantar uma nova iniciativa na área da segurança por meio de um investimento de R$ 300 milhões, abarcando especificamente os 10 municípios em que a situação da violência pública está mais grave. A seleção desses locais foi feita por meio de monitoramento das forças de segurança, analisando dados das ocorrências registradas no estado.
O governador destaca que quatro ou cinco cidades cearenses concentram cerca de 40% dos homicídios de todo o estado. Com isso, a intenção é focar esforços nos pontos mais sensíveis, implementando não apenas estratégias de enfrentamento direto ao crime, mas também projetos de cunho social e aprimoramentos na área da educação nessas regiões.
Em paralelo a isso, ele adianta que serão anunciados novos concursos públicos para incrementar os efetivos das forças de segurança, com atenção especial para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Também há a perspectiva de aproveitar o concurso já existente da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com chamamento dos candidatos aprovados.
Fonte: GC Mais