Percebeu o céu de Sobral acinzentado nos últimos dias? A presença de fumaça em baixo, médio e alto nível na troposfera, que é a camada da atmosfera mais próxima da superfície terrestre (até cerca de 15 km acima da superfície), dão o aspecto grisalho.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a presença de fumaça acontece devido a ocorrência de queimadas na região Amazônica, no Pantanal e de forma pontual em outras regiões.
“Devido a circulação atmosférica, acaba sendo transportada pelo vento para todas as regiões do Brasil, porém de forma mais difusa. Também há presença de material particulado e de fumaça de origem remota, como por exemplo, devido a queimadas que ocorrem no continente Africano, que posteriormente é transportada pelo vento de Leste sobre o Oceano Atlântico na direção do Nordeste do Brasil”, disse o órgão.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a presença de fumaça acontece devido a ocorrência de queimadas na região Amazônica, no Pantanal e de forma pontual em outras regiões. —
A baixa umidade relativa do ar, característica desta época do ano, também ajuda nessa coloração cinza. Ela facilita o transporte de aerossóis da superfície para a atmosfera, como poeira e material particulado diverso.
Também há contribuição local, devido a focos de calor e incêndios pontuais que ocorrem, ainda em pequena quantidade, no interior do Nordeste do Brasil.
(com informações do G1 CE)