O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), afirmou que a discussão sobre o reajuste dos servidores estaduais para 2025 deve iniciar após “avaliação do cenário econômico”. Elmano afirmou ao jornal O Povo que o comprometimento das finanças do Estado já são altas com a despesa de pessoal e que, mesmo num período de recordes de arrecadação, a gestão deve priorizar os concursos, sobretudo para a contratação de policiais.
“O nosso percentual de despesa com pessoal continua num patamar elevado. E nós temos muito concurso para realizar, seja concurso para área de segurança pública, concursos solicitados pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), para área de assistência social, que já me comprometi”, afirma.
Ainda de acordo com o governador, o acompanhamento da questão é feito pelos técnicos das Secretarias da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento e Gestão do Estado (Seplag). Neste cenário, caso as contas públicas permaneçam num patamar positivo e o desenvolvimento econômico ocorra neste ano, haveria um movimento diferente em relação aos servidores.
O governo Elmano aprovou em 2024 um reajuste de 5,62% para a categoria, em março passado. O percentual, apesar de acima da inflação naquele período, ficou aquém da pedida dos representantes dos servidores, que era de 10%. A categoria visava compensar perdas de anos anteriores, mas não houve acordo. O aumento beneficiou mais de 133 mil pessoas, entre ativas, aposentadas e pensionistas. Segundo o Governo do Estado, à época, o reajuste gerou um impacto de R$ 384 milhões na folha do Estado em 2024.