Hospital Regional Norte é referência no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual

A violência sexual contra a mulher não tem cara, profissão, ou idade. No Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), referência no atendimento a vítimas desse tipo de crime em Sobral, mais de cem pessoas foram acompanhadas, nos últimos dez anos, por causa dessa violência. Crianças e adolescentes correspondem a 40% dos casos. Quase o mesmo número das mulheres de 18 a 30 anos, que somam 41% dos atendimentos.

Para acolher essas pacientes, o HRN conta equipe multiprofissional dentro do Centro de Apoio à Saúde Reprodutiva da Mulher (CASRM). Elas recebem assistência psicológica e social, correção de possíveis traumatismos genitais, contracepção de emergência e medicamentos para prevenção de contágio por HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de hepatites. Em caso de estupro, a vítima recebe medicações e atendimento médico adequado, realizado no hospital de forma integrada.

Selo Lilás
O trabalho foi certificado com o “Selo Lilás“, uma iniciativa da Câmara Municipal de Sobral que reconhece instituições que promovem políticas públicas para prevenir e combater a violência contra as mulheres. A cor do selo faz alusão ao “Agosto Lilás”, uma campanha dedicada à conscientização e combate à violência contra a mulher, sensibilizando e informando a população sobre a identificação de situações de violência e os canais disponíveis para denúncias e promovendo uma rede de apoio e proteção para as vítimas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *