Servidores e estagiários lotados na 1ª Vara do Trabalho de Sobral (região Norte do Ceará) acompanharam o juiz titular da Unidade, Jaime Luís Bezerra Araújo, em visita institucional à Votorantim Cimentos. Após conhecer a sede da empresa no Município, a equipe visitou a mina de perfuração, onde ocorrem detonações para aprofundamento da extração de matéria-prima (calcário), no distrito de Aprazível, e foram apresentados às medidas que são, inclusive, fiscalizadas pelo Exército.
“Foi uma experiência muito interessante, pois pudemos entender o funcionamento, as ações da empresa e como se dá a produção na fábrica, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e os riscos inerentes ao trato dos elementos brutos por parte dos trabalhadores, além das medidas adotadas pela empresa para adequação às Normas Regulamentares (NRs) do Ministério do Trabalho de saúde e segurança no ambiente de trabalho”, avaliou o estagiário da 1ª Vara de Sobral e acadêmico de Direito da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Idalgo Rosendo.
A empresa possui, no Brasil, cerca de 8.500 empregados. No Ceará, está instalada em Sobral (fábrica) e em Coreaú (mineração). Além do ramo de materiais de construção (cimento, concretos, argamassas e agregados) e soluções sustentáveis, atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento e está presente no Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Na Votorantim Sobral, a equipe da Vara do Trabalho foi recebida pelo gerente de fábrica, Cleanto Bezerra de Sousa, e pela gerente jurídica, Marta Lawson Cirne Lima.
Segundo o juiz titular da Vara do Trabalho de Sobral, a visita foi apenas a primeira oportunidade de aproximar a equipe da unidade à realidade interna de grandes empresas instaladas naquela jurisdição. Jaime Bezerra afirma que a próxima fábrica a ser visitada deve ser a da Grendene, indústria de calçados que funciona também em Sobral. A data ainda será acertada com a direção da empresa.