Um dos empresários mais discretos e bem sucedidos do Brasil, Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário, passou dois anos concedendo entrevistas à jornalista Ariane Abdallah. O resultado dessa apuração de uma vida resultou no livro “A Essência de Empreender”, que conta como o empreendedor transformou uma pequena farmácia de manipulação no centro de Curitiba em uma das marcas mais sólidas do Brasil.
Diferentemente dos mentores de carreiras e empresas que, geralmente, usam frases e mensagens de incentivo desconsiderando as fragilidades, as dúvidas, as inseguranças e os desconfortos do processo de crescimento e expansão de um negócio, Miguel é realista e revela, inclusive, sessões com o seu psicanalista, quando se dizia com medo de ser “engolido pelo monstro do trabalho”. Lamentava que seu business tivesse trazido, além dos lucros e reconhecimentos, a ausência de tempo livre para assuntos pessoais ou simplesmente relaxar.
Além das questões pessoais, que carregou ao longo da trajetória, a obra também contempla as grandes lições do empresário, que conseguiu atravessar décadas com sua marca, mantendo o brasileiro fiel aos seus produtos, expandido o negócio para outras linhas além da perfumaria e, também, a entrada no mundo das franquias e do web commerce.
As relações com funcionários e parceiros, os pés sempre no chão lembrando das origens e do início do negócio, o ritmo de expansão (permanente, mas sem correr), a atenção ao autoconhecimento para lidar com os próprios conflitos e o culto à beleza e ao belo estão dentre os pilares que embasam esse perfumado império. Vale conferir “A Essência de Empreender” (selo Portfólio Penguin da Companhia das Letras).
Por Clóvis Holanda n’O Povo