Fundador do Boticário lança livro sobre empreendedorismo

Um dos empresários mais discretos e bem sucedidos do Brasil, Miguel Krigsner, fundador do Grupo Boticário, passou dois anos concedendo entrevistas à jornalista Ariane Abdallah. O resultado dessa apuração de uma vida resultou no livro “A Essência de Empreender”, que conta como o empreendedor transformou uma pequena farmácia de manipulação no centro de Curitiba em uma das marcas mais sólidas do Brasil.

Diferentemente dos mentores de carreiras e empresas que, geralmente, usam frases e mensagens de incentivo desconsiderando as fragilidades, as dúvidas, as inseguranças e os desconfortos do processo de crescimento e expansão de um negócio, Miguel é realista e revela, inclusive, sessões com o seu psicanalista, quando se dizia com medo de ser “engolido pelo monstro do trabalho”. Lamentava que seu business tivesse trazido, além dos lucros e reconhecimentos, a ausência de tempo livre para assuntos pessoais ou simplesmente relaxar.

Além das questões pessoais, que carregou ao longo da trajetória, a obra também contempla as grandes lições do empresário, que conseguiu atravessar décadas com sua marca, mantendo o brasileiro fiel aos seus produtos, expandido o negócio para outras linhas além da perfumaria e, também, a entrada no mundo das franquias e do web commerce.

As relações com funcionários e parceiros, os pés sempre no chão lembrando das origens e do início do negócio, o ritmo de expansão (permanente, mas sem correr), a atenção ao autoconhecimento para lidar com os próprios conflitos e o culto à beleza e ao belo estão dentre os pilares que embasam esse perfumado império. Vale conferir “A Essência de Empreender” (selo Portfólio Penguin da Companhia das Letras).

Por Clóvis Holanda n’O Povo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *