Com foco na ampliação da segurança pública e reforço no policiamento, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) lançou, na sexta-feira (20/9), a Operação “Expediente Operacional”. Na ocasião, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo, e o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez, acompanharam a saída dos policiais militares, no bairro Cocó, em Fortaleza, para as suas novas bases na capital e no interior. Durante o evento, 100 escudos balísticos nível III também foram entregues para reforçar as ações dos Batalhões do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).
Além da Capital, as ações simultâneas ocorreram também com a saída de tropas dos batalhões da Região Metropolitana e interiores Norte, com base em Sobral, e Sul, com base em Juazeiro. A ofensiva tem o objetivo de reforçar, com o efetivo operacional, áreas monitoradas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) que apontam maior incidência de ocorrências. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, falou sobre o reforço do policiamento no estado.
“A operação reforça o trabalho que já é realizado pelas nossas polícias com cerca de 500 policiais a mais realizando essas ações operacionais em todo o estado do Ceará, buscando garantir paz, segurança e tranquilidade para o nosso povo. Estamos trabalhando ao máximo para garantir mais efetivo nas ruas, enfrentando o crime no estado. Quero agradecer o trabalho de cada policial que se dedica e coloca sua vida em risco para proteger a população cearense. Nós estamos buscando cada vez mais dar as condições para que esse policial possa fazer esse trabalho com maior dignidade e mais instrumentos para que esse trabalho seja realizado com êxito”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.
Os militares reforçarão as ações policiais em todo o estado. A Capital contará com 46 viaturas, oito motos e 180 policias. O restante do efetivo e do emprego dos veículos serão utilizados na Região Metropolitana e nos interiores Norte e Sul do Ceará. Já os escudos balísticos serão utilizados em operações policiais de alto risco, onde haja indivíduos armados com armas de fogo, arma branca ou quaisquer objetos perfurocortantes e em qualquer operação de choque.