Pequenos negócios somam 96% das novas empresas criadas no Brasil

O Brasil registrou, no último mês de setembro, a abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios. O número representa 96% de todos os CNPJs criados nesse período e é 17% superior ao total de micro e pequenas empresas (MPEs) abertas em setembro do ano passado. É o que aponta um levantamento do Sebrae feito a partir de dados da Receita Federal.

Somente em 2024, segundo o estudo, foram criadas no Brasil 3,3 milhões de novas empresas. Desse universo, aproximadamente 3,2 milhões eram micro empreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas (96% do total de abertura de empresas).

Para o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, os números da pesquisa confirmam o bom momento da economia brasileira. “Com a política econômica que o país está protagonizando, a abertura dos pequenos negócios está sendo recorde. É um conceito que não tem mais volta, a economia é global. O crédito agora não é mais de poucos, é viável para fazer escala e dar oportunidades. E a popularização do crédito será representativa para manutenção de mais empregos e renda”, afirma.

De acordo com ele, as ações de melhoria do acesso ao crédito, de elevação da competitividade, ampliação da presença das MPEs no mercado externo, entre outros fatores, têm estimulado os brasileiros a abrirem novas empresas ou retirar seus negócios da informalidade.

Conforme ele, com apoio de políticas públicas, esses empreendedores têm contribuído com a geração recorde de empregos, levando o país a um estágio próximo do pleno emprego.

Setores

Os setores que lideraram na abertura de novos CNPJs, em setembro, foram serviços (com 222 mil novas empesas ou 61% do total), comércio (81 mil novos CNPJs ou 22%) e indústria (27 mil empresas ou 8%). Entre os microempreendedores individuais (MEIs), os segmentos que lideraram em setembro foram Atividades de Publicidade (17 mil), Transporte Rodoviário de Carga (16 mil) e Cabeleireiros e Beleza (15,6 mil).

Já entre os pequenos negócios, estiveram à frente na abertura de novas empresas as atividades de Atenção ambulatorial (4 mil), serviços combinados de escritório e apoio Administrativo (4 mil) e restaurantes e estabelecimentos de alimentação e bebidas (3,6 mil).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *