Sobral conquista Selo Prata e recertificação do Selo Ouro por ações contra Hepatite B e HIV em gestantes e puérperas

A Secretaria da Saúde de Sobral (SMS) recebeu o Selo Prata de Boas Práticas na Eliminação da Transmissão Vertical da Hepatite B e a recertificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV, concedidos pelo Ministério da Saúde.

A honraria reconhece os esforços realizados para reduzir a transmissão da doença de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação. Essa conquista é fruto de uma série de ações implementadas na saúde pública, que visam a prevenção, a detecção precoce e o tratamento adequado da Hepatite B.

A transmissão vertical, uma das principais vias de infecção do vírus da hepatite B em bebês, é um desafio de saúde pública em todo o país. Em Sobral, a SMS trabalha de forma estratégica, com capacitação de profissionais, acompanhamento de gestantes e recém-nascidos e distribuição gratuita de medicamentos para prevenir a infecção.

As ações que tornaram o município merecedor do selo incluem a cobertura de pré-natal, com realização de exames para hepatite B em todas as gestantes atendidas nos Centros de Saúde da Família, e a aplicação da primeira dose da vacina hepatite B nos recém-nascidos ainda nas maternidades.

Sobral recebeu também a recertificação de Eliminação da Transmissão Vertical do HIV. Em 2022, o município foi o único no Nordeste a receber a certificação. A transmissão vertical é a principal forma de infecção do HIV em crianças. O objetivo é impedir que o vírus seja transmitido da mãe para o bebê, proporcionando a eles a chance de uma vida livre do vírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *