Dentro do atual foco de discussões internacionais sobre as questões climáticas, a Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (SEUMA) de Sobral, região Norte do Ceará, realiza no dia 27 de novembro a 5ª Conferência Municipal sobre a Emergência Climática, no Centro de Convenções.
O encontro faz parte da Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), e busca promover a participação ampla da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão Sobral na etapa estadual, em março de 2025.
Amplo debate
Aberta a todos os interessados no combate às mudanças climáticas, a Conferência convida membros da sociedade civil, representantes governamentais, comunidades tradicionais e o setor privado a se unirem nesse importante debate. Os participantes discutirão cinco eixos temáticos: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica, e Governança e Educação Ambiental, com o objetivo de desenvolver dez propostas prioritárias para ações locais.
Qualquer pessoa maior de 16 anos, devidamente inscrita, poderá participar, garantindo uma ampla representação da sociedade civil e do poder público. Interessados em se candidatar como delegados devem comprovar residência em Sobral há pelo menos dois anos.
A Conferência, realizada no maior município da região, em termos econômicos, diversifica e amplia o debate internacional realizado pelos presidentes das 20 maiores potências mundiais, que discutem pautas como sustentabilidade, transformação energética, digitalização, inovação e inclusão social, no G20 do Rio.