As pesquisas preliminares de intenção de compra dos consumidores para o Natal de 2024 indicam que, em média, até 70% deles pretendem ir às compras para adquirir presentes. De acordo com o estudo “Vem chegando o Natal”, elaborado pela Globo, 82,6% dos brasileiros pretendem comemorar o próximo 25 de dezembro e 72% planejam comprar presentes para a data. O levantamento mostrou ainda que 48% dos brasileiros pretendem gastar mais de R$ 300 com presentes. Cerca de 80% do público pretende ir às compras entre 15 e 30 dias antes do Natal.
Entre as categorias mais procuradas para o Natal estão: aparelhos eletrônicos, itens personalizados, produtos voltados para bem-estar e artigos de decoração para o lar. O setor alimentício também apresenta forte crescimento em relação ao ano anterior. A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) prevê um crescimento de 3% a 5% nas vendas de itens como panetones, massas e outros produtos típicos das festas de fim de ano.
Para o presidente da CDL de Sobral, Alysson Aragão, depois do sucesso da Blck Friday, as apostam dos lojistas estão voltadas para o Natal, a melhor data do ano. Para o líder classista, existe um cenário propício para que as vendas de 2024 superem 2023. “O endividamento das pessoas está menor e o pdoer de compra reagiu. Muita gente segurou as compras ao longo do ano para ter poder de compra neste Natal, e é nisso que estamos confiantes”, afirmou em conversa com o Blog Sobral em Revista.
O cartão de crédito é o meio de pagamento mais popular, escolhido por 33,2% dos entrevistados, seguido pelo débito (30,2%) e Pix (20,5%). Em relação aos tipos de presente, roupas lideram as intenções de compra, sendo mencionadas por 32,06% dos participantes, seguidas por brinquedos (18,00%) e calçados (15,08%). Produtos de cuidado pessoal (12,73%) e acessórios (8,34%) também têm destaque, enquanto eletrônicos (4,39%), livros (4,09%) e outros itens (5,27%) completam a lista.