Ceará deve ter 23 deputados federais a partir de 2027

Começou a tramitar, dentro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar que vai redistribuir o número de parlamentares pelos estados. Caso o texto seja aprovado, a quantidade de deputados federais pelo Ceará vai passar de 22 para 23. A proposta também prevê mais três cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado.

“Houve uma mudança demográfica no País e a população do Ceará cresceu. O STF já foi muito claro que quer que esse projeto de lei seja aprovado até o meio do ano que vem para que as mudanças estejam prontas para a próxima eleição. Se o Congresso não se mexer, o Supremo terá que legislar”, apontou Danilo Forte, que chegou a relatar a matéria, mas teve que abrir mão por causa da urgência da pauta econômica na Câmara.

É bom deixar claro que não haverá aumento no número de deputados, apenas a redistribuição das 513 vagas. O Ceará pode ganhar 1 vaga. Pará e Santa Catarina receberiam 4 novas cadeiras, cada. Já Rio de Janeiro, Piauí, Bahia e Pernambuco, somados, podem perder 10 representantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *