O estado do Ceará registrou 3.931 processos judiciais relacionados a questões de cartão de crédito entre janeiro e setembro de 2024. É o que aponta levantamento inédito com base no BI (Business Intelligence) do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), por meio da consolidação dos dados e da verificação dos assuntos presentes nas tabelas de gestão processual do órgão. Em média, 14 novas ações são ajuizadas por dia, refletindo o cenário de endividamento e inadimplência crescente na população.
Em 2023, o volume de processos no estado chegou a 4.494, com uma média de 12 novas ações diárias. O comparativo com 2022 revela uma alta de 72,51% no número de processos, evidenciando um aumento significativo na judicialização de dívidas de cartões de crédito. Apesar da leve redução no número total de processos em 2024, a média diária permanece elevada.
Em todo o Brasil, foram registradas 138.505 novas ações judiciais e a média diária é de 653 processos ajuizados por dia pelos consumidores.
O cenário econômico atual, com altas taxas de juros e aumento do custo de vida, tem levado muitos consumidores a usar o cartão de crédito como alternativa para financiar despesas essenciais. No entanto, a inadimplência crescente tem resultado em mais ações judiciais movidas pelas operadoras de cartão de crédito.