Ceará já registrou mais de 250 mil raios em 2024

O Ceará já registrou cerca de 252.710 descargas atmosféricas em 2024, segundo dados da Enel Distribuição Ceará. Mesmo com alguns dias ainda até o fim do ano, o estado já apresenta uma alta frequência de raios. As cidades que mais acumularam registros de descargas elétricas até agora são Granja, Santa Quitéria, Jaguaretama, Cariús e Morada Nova.

Esses dados são do Sistema de Monitoramento e Alerta, que acompanha a quantidade de raios no estado. Granja lidera com 9.164 raios, seguida por Santa Quitéria com 8.605 e Jaguaretama com 5.278. Cariús e Morada Nova vêm logo em seguida, com 5.120 e 5.115 raios, respectivamente. Entre as macrorregiões mais afetadas, o Cariri ocupa a primeira posição, com 36.478 raios, seguido pelo Centro Sul com 36.313 e o Vale do Jaguaribe com 35.069.

O alto índice de descargas elétricas acende um alerta sobre os cuidados necessários durante tempestades. Para quem está dentro de casa, recomenda-se evitar o uso de aparelhos conectados à tomada, como celulares, tablets e ferro elétrico, além de evitar chuveiros ou torneiras elétricas e consertos em instalações elétricas. O ideal é permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Para quem estiver fora de casa, o cuidado deve ser redobrado. É importante evitar o contato com objetos metálicos, como cercas de arame e tubos metálicos, além de se afastar de locais abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *