“Ansiedade” foi eleita a palavra do ano dos brasileiros, segundo a 9ª edição da pesquisa conduzida pela CAUSE em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA e PiniOn. De acordo com o levantamento, o termo liderou as pesquisas com 22% das menções, seguido por “resiliência” (21%), “inteligência artificial” (20%), “incerteza” (20%) e “extremismo” (4%).
O levantamento atestou que o Brasil é o 2º país que mais buscou a palavra no Google, com os termos “sintomas de ansiedade” e “como lidar com a ansiedade”. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade, representando cerca de 9,3% da população.
Alguns sinais do transtorno da ansiedade generalizada (TAG) se caracterizam por preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses, no mínimo. Os sintomas e sua forma de apresentação variam conforme o tipo de transtorno de ansiedade. Medo, apreensão e preocupação excessiva são os principais sintomas. Alguns podem apresentar fadiga, insônia, dificuldade de relaxar, taquicardia, falta de ar, náusea, dentre outros.
Fonte: Jornal Jangadeiro