Adiado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última quinta-feira (5/12), o julgamento de recursos da cassação da bancada do PL Ceará não deve voltar à pauta da Justiça Eleitoral ainda neste ano. No último fim de semana, a presidência da Corte anunciou pautas das sessões que acontecerão entre a próxima terça-feira, 10, e 17 de dezembro, que não incluem ações do caso cearense. Logo depois, a partir de 20 de dezembro, o TSE entrará em recesso forense até 6 de janeiro, funcionando em regime de plantão e com suspensão de prazos. O ritmo reduzido segue até o final janeiro, com os julgamentos de plenário sendo retomados apenas em fevereiro. Na quinta-feira passada, o Tribunal julgou apenas recurso que tentava apontar suspeição de um dos juízes do caso no TRE-CE.
O adiamento no TSE seguiu pedido de precedência feito pela defesa do deputado Carmelo Neto (PL) às vésperas do julgamento cobrando que os recursos da cassação em si só fossem julgados após a questão da suspeição.
Ação só voltaria à pauta neste ano caso o ministro relator inclua a medida de forma extrapauta, o que é improvável e envolveria novas notificações. Se a estratégia buscava também ganhar tempo para os deputados, deu certo.
Fonte: O Povo