Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (11/12) aponta que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu para 52%, enquanto 47% desaprovam a gestão petista. Houve 1% que não soube ou não respondeu. Trata-se do último levantamento do ano feito pela consultoria sobre a avaliação do governo.
Na pesquisa anterior, feita em outubro, a aprovação do presidente era de 51%, ante 45% que reprovavam a forma de governar do petista.
Em um ano, a aprovação do trabalho de Lula caiu 2 pontos percentuais. Em dezembro de 2023, o índice era de 54%. Na época, a reprovação era de 43%.
Dentre as regiões brasileiras, a Nordeste é onde o governo Lula tem a maior aprovação: 67%, contra 32% que desaprovam. A pior avaliação da gestão presidencial é na região Sul, onde 46% aprovam e 52% reprovam a administração.
Os índices mais positivos do governo estão entre mulheres, pessoas com 60 anos ou mais, que cursaram até o ensino fundamental, pretas e que são católicas. Os piores índices, por sua vez, aparecem entre homens, pessoas com idade de 16 a 34 anos, quem cursou o ensino superior incompleto ou de religião evangélica.