Hemoce lança aplicativo de celular para pacientes com hemofilia

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), lançou na sexta-feira (13/12), o aplicativo SOS Hemofilia. Voltado para pacientes hemofílicos, a plataforma visa informar, em tempo real, casos de urgência e emergência ao serviço especializado do Ambulatório de Coagulopatias e Hemoglobinopatias do hemocentro cearense.

A ferramenta SOS Hemofilia foi criada pela equipe de desenvolvimento da Prefeitura de Campina Grande–PB, a mesma que desenvolveu “Júlia”, um aplicativo de denúncia de casos de assédio sexual em ônibus, inspiração que despertou o interesse do Hemoce para a elaboração do app.

Com apenas um clique no celular, os pacientes com hemofilia poderão informar que estão em quadros complexos e se deslocando para unidades hospitalares, garantindo uma conduta célere e adequada. Caso o paciente não tenha condições de clicar no aplicativo, quem estiver acompanhando pode acionar a plataforma, que promete facilitar e agilizar a comunicação do serviço especializado com o hospital. Por meio de georreferenciamento, os profissionais do Hemoce poderão monitorar a localização dos pacientes, contactar os locais de atendimento e auxiliar na condução, em casos de acidentes e sangramentos graves.

O hemocentro cearense conta com médicos plantonistas que oferecem suporte a todas as intercorrências dos pacientes com hemofilia. Com a plataforma digital, apenas clicando no aplicativo, os hemofílicos conseguirão passar todas essas informações para o profissional que estiver no serviço. Ainda neste mês de dezembro, o Hemoce iniciará o cadastro dos pacientes. A ferramenta digital estará disponível nas plataformas Android e iOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *