Índice FIEC de Inovação dos Estados aponta Ceará como o mais inovador do Nordeste

Pelo segundo ano consecutivo, o Ceará foi o estado mais inovador no Nordeste, além de avançar para a 8ª posição no ranking nacional. É o que apontou nesta terça-feira (17/12) o Índice FIEC de Inovação dos Estados 2024, em pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria e apoiada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que revelou ainda importantes avanços para o Ceará e para o Nordeste.

O estudo mapeou os principais pontos relacionados à inovação nas 27 unidades da federação, funcionando como ferramenta para avaliar e guiar o desenvolvimento de políticas públicas.

A nova edição do índice mostrou que São Paulo é o líder do ranking nacional de inovação, seguido pelo Rio de Janeiro (2º) e o Rio Grande do Sul (3º). Os três estados ocuparam de forma estável essas posições nos últimos cinco anos.

Nesse mesmo período, seis estados brasileiros subiram de posição no levantamento: Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, Alagoas e Espírito Santo. Este último obteve a maior evolução, saindo do 12º lugar, em 2020, para o 7º, em 2024.

No ranking por regiões, o Sudeste (1º) e o Sul (2º) registraram os melhores desempenhos. A região Centro-Oeste alcançou a 3ª posição, enquanto Nordeste e Norte ficaram em 4º e 5º lugar, respectivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *