Teve início na terça-feira (14/1) a etapa da matrícula na rede pública estadual direcionada a alunos novatos no interior. Nos dois primeiros dias, as escolas vão atender estudantes com deficiência. A partir dessa quinta-feira (16/1), começa o atendimento aos demais alunos, sendo necessário comparecer presencialmente à escola desejada para efetivar a matrícula.
São considerados novatos estudantes oriundos da rede particular, ou de outros estados, ou que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino da rede pública estadual. Nesse caso, o interessado deverá procurar a escola mais próxima de sua residência para a matrícula. O calendário seguirá o planejamento de cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), responsável pelas escolas estaduais localizadas nos diversos municípios cearenses.
Na rede estadual de ensino, o período de matrícula começou com a confirmação dos alunos veteranos sobre a sua permanência na escola. No segundo momento, aconteceu o remanejamento interno (direcionado aos alunos da rede estadual que irão mudar de escola) e externo (para alunos da rede municipal que serão recebidos nas escolas estaduais). Esta última ação acontece por meio da parceria entre a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e as Secretarias Municipais de Educação. A terceira e última etapa é destinada aos alunos novatos.