O índice IGet, desenvolvido pelo Santander em parceria com a Getnet, mostrou um cenário de desaceleração para o varejo brasileiro em janeiro após os bons desempenhos do final de 2024. O índice geral registrou queda de -0,9% no varejo ampliado e de -1,6% no varejo restrito em comparação a dezembro, enquanto o setor de serviços manteve virtual estabilidade, com leve retração de -0,1%.
No varejo restrito, apenas os segmentos de combustíveis (+2,2%) e outros artigos de uso pessoal (+9,9%) registraram crescimento. Houve retração em setores como vestuário (-10,7%) e supermercados (-3,5%), devolvendo parte dos ganhos registrados nos meses anteriores. No varejo ampliado, o segmento de automóveis, partes e peças cresceu 0,5%, enquanto o de materiais de construção teve queda de -1,1%.
O IGet é baseado em informações de transações no mercado de adquirência nacional e tem como objetivo acompanhar a atividade econômica no Brasil, com foco nos segmentos do varejo e dos serviços prestados às famílias. Mensalmente, o índice analisa as receitas de uma amostra de estabelecimentos que utilizam a Getnet como meio de pagamento.