O Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Ceará, Domingos Filho, esteve reunido com representantes da BI Energia para discutir dois importantes projetos de energia eólica offshore, com investimento total de R$ 14 bilhões, que serão implantados em Caucaia e Camocim. Mais uma prova de que o Ceará segue na vanguarda da geração de energia limpa, renovável, com seu olhar voltado para o futuro.
Esses investimentos representam mais inovação, forte impulsionamento da economia, geração de postos de trabalho qualificados, além de garantir mais sustentabilidade para a população cearense e todo o Estado. Afinal, trata-se de uma nova alternativa de produção de energia eólica a ser implementado no Ceará, dentro do mar, como já ocorre em vários países da Europa.
O complexo eólico de Caucaia contará com 48 turbinas offshore e 11 semi-offshore, com capacidade total de 598 megawatts (MW) – energia suficiente para atender 30% do consumo residencial do Ceará. Já em Camocim, o parque terá 100 aerogeradores e 1,2 gigawatt (GW) de potência instalada. Segundo a BI Energia, é um investimento bilionário e degrande relevância para o Estado.