O presidente da ALECE, deputado Romeu Aldigueri, anunciou para a próxima terça-feira (11/3), a definição dos membros das Comissões Técnicas. O anúncio será feito após aprovação da Comissão da Mulher, uma nova ferramenta criada no âmbito do legislativo para conter a violência e valorizar o papel da mulher na sociedade. Bom lembrar que, a ALECE mantém desde 2012 uma atuante Procuradoria Especial da Mulher e um Observatório da Mulher Cearense, atuam na buscam de uma maior eficiência na atuação dos órgãos públicos, na qualidade das políticas públicas desenvolvidas e na luta pela igualdade de gênero.
Na contramão desses avanços, a Câmara Municipal de Sobral encerrou as atividades da sua Procuradoria Especial das Mulheres, criada em 2023, por falta de cargos para nomeação de profissionais que possam dar assistência a mulheres em situação de vulnerabilidade. Na CMS, a Procuradoria existe só no papel.
Segundo informações obtidas pelo Blog Sobral em Revista, quando a Casa era comandada pela vereadora Socorrinha Brasileiro, a então presidente usou três cargos destinados a presidência para nomear profissionais para fazer o trabalho de assistência as mulheres que procuravam apoio na Câmara, e que depois eram encaminhadas para os orgão competentes, dependendo do caso.
Em recente declaração, o presidente da CMS, Chico Jóia Jr., se limitou a dizer que não poderia fazer nada pois, no apagar das luzes de 2024, os serviços foram descontinuados e ele não tem cargos disponíveis para o restabelecimento do serviço.