No próximo mês de maio o Ceará deverá ser reconhecido internacionalmente como Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Na quarta-feira (12/3), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu a confirmação favorável, por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), do pleito que concederá ao Ceará, mais 20 estados e o Distrito Federal, o status internacional de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.
O reconhecimento por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) acontecerá durante a 92ª Sessão Geral de Assembleia Mundial dos Delegados Nacionais, que será realizada entre os dias 25 e 29 de maio, em Paris, na França.
Além da conquista do status junto ao Mapa, o Ceará conseguiu outros feitos em sua última Campanha, realizada em caráter emergencial pela Agência de Defesa Agropecuário do Ceará (Adagri). Vacinar 97,81% dos bovinos e bubalinos e bater o recorde na declaração das propriedades, com 94,47% delas georreferenciadas em todos os 184 municípios cearenses.
“São conquistas imensuráveis para a nossa economia e para os nossos produtores e isso só foi possível por uma soma de fatores, a adesão à última Campanha por parte dos cearenses, o trabalho realizado pelos nossos servidores e colaboradores e o apoio irrestrito dos nossos parceiros. O resultado não podia ser outro”, comemora o presidente da Adagri, Elmo Aguiar.
Fonte: O Otimista