O prefeito de Sobral, Oscar Rodrigues, está determinado a levar adiante sua promessa de campanha de construir cinco hospitais de base nos cinco mais populosos distritos do município. Nesta segunda-feira (17/3), o prefeito se reuniu com a secretária da saúde, Michelle Alves, para avaliar os projetos dos três primeiros Hospitais Distritais que deverão ser construídos em Taperuaba, Aracatiaçu e Rafael Arruda.
Os recursos da ordem de R$ 18 milhões para a construção das três unidades já estão viabilizados e serão indicados pelo deputado federal Moses Rodrigues. Cada hospital terá área de 2 mil m².
“Serão hospitais de pequeno porte com 30 leitos, que terão funcionamento 24h com pequenas cirurgias, clínica médica, obstetrícia, maternidade”, explica o prefeito Oscar Rodrigues
OPINIÃO
No papel, a ideia é maravilhosa. Mas alguém precisa lembrar ao prefeito os custos para manter cada uma dessas unidades. Só o Hospital Municipal Dr. Estevam Ponte consome mensalmente algo em torno de R$ 3,5 milhões de custeio. O orçamento da saúde já é bem apertado. Construir é fácil, manter, ai é outra história.
Dizem os mais sábios e experientes que uma pessoa precavida vale por dez, não adianta construir ” elefantes brancos” se não tiver funcionários qualificados e recursos para manter depois, continue investindo na educação pois assim estará investindo indiretamente da saúde e segurança, o resto é historia de megalomaníaco .