Metade dos brasileiros (51%) foi vítima de algum tipo de fraude em 2024, segundo o Relatório de Identidade e Fraude 2025, divulgado nesta terça-feira (25/3) pela Serasa Experian. Entre os que sofreram golpes, 54,2% tiveram prejuízo financeiro.
O uso indevido de cartões de crédito foi o golpe mais comum, atingindo 47,9% das vítimas. Em seguida, aparecem os boletos falsos e transações fraudulentas via Pix (32,8%) e o phishing – envio de mensagens fraudulentas para roubo de dados – com 21,6% dos casos.
O levantamento entrevistou 877 pessoas entre 18 e 65 anos em todas as regiões do Brasil, com margem de erro de 3,4%.
Entre os que perderam dinheiro, a maioria teve prejuízo entre R$ 100 e R$ 1 mil. Os prejuízos variaram conforme os valores: 17% perderam até R$ 100, 35,5% tiveram perdas entre R$ 100 e R$ 500 e 12,9% entre R$ 500 e R$ 1 mil. Valores mais altos também foram registrados: 19,5% das vítimas tiveram prejuízo entre R$ 1 mil e R$ 5 mil, 3,7% entre R$ 5 mil e R$ 20 mil e outros 3,7% perderam mais de R$ 20 mil. Além disso, 7,9% dos entrevistados preferiram não informar o valor da perda.
Os homens foram ligeiramente mais afetados que as mulheres: 52,5% contra 49,3%. A pesquisa também indica que quanto maior a idade, maior a incidência de fraudes. Na faixa etária de 18 a 29 anos, 40,8% foram vítimas de golpes. Entre 30 e 49 anos, o percentual sobe para 51,9%. Já entre os maiores de 50 anos, 57,8% relataram ter sido alvos de fraudes.