Os contribuintes que optarem por declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) a partir da modalidade pré-preenchida poderão ter acesso, a partir desta terça-feira, 1º de abril, aos dados completos para o preenchimento. O acesso ao documento pré-preenchido é feito no Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC), pelo programa instalado no computador ou por celular ou tablet, por meio do app Receita Federal.
A declaração pré-preenchida do IRPF, que atrasou este ano em razão de problemas técnicos, visa facilitar a vida dos contribuintes, principalmente daqueles que têm declaração com preenchimento considerado mais simples, com poucas operações de rendimento de trabalho assalariado, plano de saúde e despesas médicas.
Para utilizar o recurso, no entanto, deve-se ter conta GovBR, em nível ouro ou prata. Com a conta, é possível ter acesso ao arquivo com dados recebidos das empresas pagadoras de rendimentos e informações relativas a investimentos efetuados e pagamentos feitos a hospitais, clínicas, consultórios, planos de saúde, instituições financeiras e previdências privadas.
Como na declaração pré-preenchida os dados já estão lançados pelas empresas, ao adotá-la o contribuinte evita erros de digitação e esquecimento de inclusão de dados relativos à fonte pagadora ou à despesa dedutível. Além disso, o recurso facilita a entrada do demonstrativo na lista de prioridade de recebimento de restituição.
O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 termina no dia 30 de maio. Como começou no dia 17 de março, o prazo total para entrega da declaração é de 74 dias. A Receita espera receber 46,2 milhões de declarações este ano. Cerca de 60% devem ser pré-preenchidas.
Informações disponíveis na declaração pré-preenchida:
– Dados de rendimentos e pagamentos;
– Informações de identificação do contribuinte e dependentes;
– Gastos com educação, saúde (planos, médicos e dentistas);
– Salários, aposentadorias e pensões do INSS e órgãos públicos;
– Saldos bancários e de investimentos;
– Novas contas e aplicações financeiras;
– Dados de imóveis adquiridos em 2024;
– Doações realizadas; e
– Contas bancárias no exterior.
Fonte: Portal Terra