O Vaticano informou nesta segunda-feira (31/3) que o sacerdote sobralense José Antônio Maria Ibiapina, o Padre Ibiapina, se tornou Venerável. É o segundo estágio até um longo processo de canonização, quando acontece a santificação.
O Ceará ainda tem Padre Cícero, Santo Popular, que está em processo de beatificação, um passo antes de se tornar Santo, desde 2022. Os dois religiosos foram contemporâneos por 39 anos.
A demora da ordenação do sobralense Ibiapina foi a sua luta em defesa dos mais pobres e escravos, na condição de professor, advogado, delegado em Quixeramobim, parlamentar e juiz. Sem conseguir superar o sistema (morreu cinco anos antes da Lei Áurea), retornou ao seminário para se dedicar ao nordestino mais sofrido na Paraíba e no Rio Grande do Norte, quando ficou conhecido como “o peregrino da caridade”.
Fonte: Blog do Eliomar de Lima