A ClearSale, empresa especialista em prevenção a fraudes, acaba de lançar a nova edição do Mapa da Fraude, relatório que avalia o cenário de fraude no varejo on-line. O estudo mostra que, ao longo de 2024, o país registrou 2,8 milhões de tentativas de fraude, representando um total de R$ 3 bilhões. O documento analisou 212,1 milhões de pedidos, entre os dias 1º de janeiro e 31 de dezembro, e apontou uma queda de 4,7% no percentual de valor das tentativas de fraude, em comparação ao mesmo período do ano passado. Já o valor do ticket médio foi de R$ 1.072,33, alta de cerca de 9,8% frente a 2023.
Entre as categorias que mais sofreram tentativas de fraude em 2024, estão: celulares (4%), com ticket médio de R$ 2.788; acessórios eletrônicos (3,4%), com R$ 2.295; já eletrodomésticos e informática respondem, cada um, por 3,2% da quantidade de tentativas de fraude registradas pelo estudo, com tickets médios de R$ 2.701 e R$ 2.658, respectivamente.
Quanto ao gênero, apesar de apresentar um menor número de pedidos (46,3 milhões), o público masculino foi, proporcionalmente, o mais visado pelos fraudadores em 2024 (1,7%), com destaque para os segmentos de serviços (5,7%) e celulares (4,7%). Em seguida aparecem pessoas com outras definições de gênero ou gênero não informado (1,5%) e, por fim, o público feminino (0,9%). Entre as mulheres, as categorias de destaque são celulares (3,7%) e eletrodomésticos (2,6%).
Em 2024, o Norte e Nordeste do país ficaram na liderança entre as regiões com maior taxa de tentativas de fraude em relação ao volume de pedidos, ambas com 1,7%, e tickets médios de R$ 1.045,96 e R$ 1.126,23, respectivamente. Na sequência aparece o Sudeste (1,4%), com ticket médio de R$ 1.047,77; Centro-Oeste (1,2%), com ticket médio de R$ 1.220,31, e, por fim, o Sul apresentou a menor taxa, com 0,7%, com ticket médio de R$ 1.191,79.