Sérgio Aguiar defende reconhecimento das barracas da Praia do Futuro como patrimônio cultural do Ceará

No Dia Nacional do Turismo, celebrado em 8 de maio, o deputado estadual Sérgio Aguiar reforça a relevância do setor para a economia cearense. Ele é autor de um projeto de lei que propõe reconhecer, em nível estadual, as barracas da Praia do Futuro e a atividade dos barraqueiros como patrimônio cultural, valorizando tanto seu impacto econômico — com cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos — quanto seu valor afetivo e simbólico.

“A Lei Federal nº 15.092 já reconheceu as barracas da Praia do Futuro como Patrimônio Cultural Brasileiro. Agora, é importante termos esse reconhecimento em nível estadual, já que, para além dos cerca de 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos gerados pelas barracas, há também o lado afetivo. É lá que tem a quinta do caranguejo, os esportes náuticos, o passeio com a família aos domingos. Até programa de televisão nacional vai lá gravar, como forma de representar o Ceará.”, destacou o parlamentar em sua petição.

Segundo a Associação dos Empresários da Praia do Futuro, a orla conta com 70 barracas e atrai cerca de 3,5 milhões de visitantes por ano.

Sérgio Aguiar, que também preside a Comissão de Orçamento da Assembleia, destaca o crescimento do setor, com ocupação hoteleira de 95% no réveillon, aumento de 40% no turismo internacional e impacto de quase R$ 1 bilhão no ciclo do Carnaval em Fortaleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *