Ipu é excluído do Mapa Turístico da Ibiapaba
O município de Ipu, conhecido nacionalmente por sua icônica Bica do Ipu, foi descredenciado do Mapa Turístico da região da Ibiapaba — ferramenta oficial do Ministério do Turismo que identifica e organiza os destinos turísticos estratégicos do Brasil.
Inserido no mapa em meados de 2023, Ipu integrava uma das regiões com maior potencial turístico do estado do Ceará. A exclusão representa um retrocesso significativo para o município, que perde visibilidade nacional e oportunidades de captação de recursos para o fortalecimento do setor.
A atual gestão municipal, que foi eleita com o compromisso de fomentar o turismo e gerar emprego e renda, é agora criticada por não garantir a permanência da cidade nessa importante plataforma de desenvolvimento. O descredenciamento é lamentado por lideranças locais e regionais que veem o turismo como um dos vetores mais promissores para a economia ipuense.
A saída do mapa acende um alerta sobre a necessidade de políticas públicas mais efetivas e continuadas para o fortalecimento do turismo, com foco na qualificação de serviços, infraestrutura, planejamento e promoção do destino.
Related Posts
Shirley Alves Viana Rodrigues
Não entendo como o Ipu estava no roteiro turístico ,se o principal ponto turístico a nossa bica , estava fechada há anos ?
Até barreira tinha proibindo turistas de subir para tirar foto.
E hoje a atual gestão abriu a bica , reformou , iluminou , um restaurante de primeira , feira de artesanato , muitos turistas como há muitos anos ninguém via .
E agora resolveram tirar do mapa turístico ? Pura politicagem ? Tudo errado aí !
1 comentário