
Prefeitura de Sobral prepara licitação milionária na Educação e levanta questionamentos sobre favorecimento
A Prefeitura de Sobral está prestes a firmar mais uma contratação milionária na área da Educação. Trata-se de um contrato de gestão no valor estimado de R$ 14.250.000,00 (quatorze milhões, duzentos e cinquenta mil reais) para o desenvolvimento de um curso de conversação em Língua Inglesa, voltado a alunos do 6º ao 9º ano da rede pública municipal. O projeto, batizado de TeenTalks, será implementado por meio de uma empresa contratada para gerir, administrar e operacionalizar as ações do programa.
O que chama atenção, porém, não é apenas o valor expressivo da licitação, mas os indícios de favorecimento na condução do processo. Segundo denúncias, a tradicional ESFAPEGE — instituição que por mais de 25 anos capacitou os educadores sobralenses e teve papel decisivo nos avanços da educação local — foi desqualificada já na fase de avaliação, mesmo com um histórico de excelência reconhecido amplamente, e nem sequer pode concorrer, abrindo espaço para que a outras pudesse ficar sozinha na concorrência.
Com a desabilitação da ESFAPEGE, ganhou espaço a empresa EDUFORMA, sediada em Fortaleza. Um dos sócios é o professor Hamilton Vale Leitão, que já atuou como diretor-geral da Faculdade Alencarina de Sobral, instituição do Grupo GORJ, pertencente à família do atual prefeito, Oscar Rodrigues (União Brasil). O vínculo pessoal e profissional entre o sócio da empresa e o prefeito é exposto nas redes sociais e tem levantado suspeitas de direcionamento no certame.
Outro ponto que desperta críticas é o fato de que Sobral possui o Palácio de Ciências e Línguas Estrangeiras, instituição pública municipal com mais de 20 anos de atuação e reconhecida como referência no ensino de idiomas, inclusive da Língua Inglesa. A estrutura já existente poderia perfeitamente ser utilizada para executar o programa TeenTalks, gerando economia significativa aos cofres públicos.
Além disso, a Prefeitura também poderia ter firmado convênios com instituições públicas de ensino superior, como a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que conta com um renomado curso de Letras/Inglês, ou com o Cetrede, da Universidade Federal do Ceará (UFC), outro centro de excelência em ensino e capacitação. Essas parcerias poderiam oferecer a mesma qualidade com custos muito mais baixos para o erário, fortalecendo o uso da rede pública e promovendo a integração entre as instituições locais.
Diante do alto valor do contrato e dos indícios de favorecimento, crescem os apelos para que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) acompanhem de perto os desdobramentos do processo licitatório.
A sociedade sobralense segue atenta, cobrando mais responsabilidade, transparência e compromisso com o interesse público por parte da gestão municipal.
Expedito
Eu já estou com pena do próximo gestor e dos meus conterrâneos!!!!!!!!
1 comentário